sábado, 9 de julho de 2016

DEUTEROCANÔNICOS

Perguntas sobre o números dos livros da Bíblia Protestante e da Bíblia Católica, o porque da diferença, sobre os autores, línguas originais, e tantas outras indagações foram respondidas aqui no site. Mas sempre algo de novo surge nas perguntas. Agora a leitora fala em livros retirados da Biblia de tradução católica. Para mim a perguntas poderia ter outra preocupação. Porque a Bíblia católica teria 73 livros e a protestante 66. Esta resposta já foi formulada das mais diferentes maneiras. Em forma reduzida  resposta seria. Muito simples. Os protestantes simplesmente adotaram os livros da Bíblia hebraica que estavam escritos na linguagem considerada divina o hebraico, e mais os 27 livros do Novo Testamento, completando o Antigo e Novo Testamento.
Os católicos anexaram outros 7 livros e algumas passagens que foram consideradas canonicamente corretas, embora estivessem escritas em grego. Por isso encontramos na Bíblia católica os 73 livros.
Encontramos na Bíblia católica  7 livros do Antigo Testamento que não existem na versão protestante (seguem a bíblia Hebraica) .
 Esses livros são:
1 - Tobias
2 -  Judite
3 -  Sabedoria
4 -  Eclesiástico
5 -  Baruc
6 -  1 Macabeus
7 -  2 Macabeus
(Mais alguns textos do livro de Ester e Daniel - Ester 10,4-16,24; Daniel 3,24-90; 13-14).
Em uma resposta neste site coloquei algumas considerações que julgo importantes, seguem abaixo:
Pontos a considerar:
- As Bíblias (falando do Antigo Testamento) seja católica ou protestante, tem origem na Biblia Hebraica, escrita em hebraico e com alguns poucos capítulos em Aramaico. O Hebraico era língua utilizada no Templo de Jerusalém e a palavra de Deus poderia ser escrita somente em hebraico. Quando os Hebreus foram morar no Egito esqueceram o hebraico e alguns novos livros foram escritos em grego. Entretanto mais tarde foram rejeitados pelos hebreus por não estarem escritos na língua dos escritos sagrados, o hebraico.
A tradução da Bíblia septuaginta na sua tradução para o grego (língua falada pela população) incorporou alguns livros que já estavam escritos em grego no conjunto dos livros.
- Lutero quando traduziu a Bíblia para o alemão, utilizou como livros canônicos apenas os que eram escritos em hebraico estavam na antiga Bíblia Hebraica. Por consideração colocou um apêndice com os livros que estavam escritos em grego, traduzindo para o alemão. Mais tarde foram eliminados estes livros que estavam neste apêndice.
- Os católicos consideraram como canônicos os livros da Antiga Bíblia hebraica e mais estes sete livros (livros deutero canônicos ou segunda escolha) que estavam escritos em grego.
Como hoje estão as Bíblias católicas e protestantes?
As bíblias protestantes, contem os livros da antiga Bíblia Hebraica mais os livros do Novo Testamento totalizando 66 livros
As Bíblias Católicas contém os livros da antiga Biblia Hebraica, mais os sete que foram escritos em grego e considerados deutero canônicos, de segunda escolha, e os livros do Novo Testamento totalizando 73 livros.
A pergunta final se divide em duas respostas:
- Para os protestantes, estes sete livros são considerados apócrifos, e não são colocados nas Bíblias protestantes.
- Para os católicos são considerados deutero canônicos, de segunda mão, mas que são inspirados, estão junto com os outros livros da Bíblia.
Concluindo: Nada foi retirado da Bíblia da Igreja católica, apenas os protestantes na tradução de Lutero adotaram a Biblia Hebraica, sem os livros escritos em grego. Por sua vez os católicos colocaram os livros escritos em hebraico, e em grego considerados como inspirados por Deus. E finalmente tanto protestantes como católicos adotaram os 27 livros do Novo Testamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário