domingo, 31 de janeiro de 2010

ESTRUTURA DA BÍBLIA

A BÍBLIA TEM DUAS DIVISÕES : O ANTIGO E O NOVO TESTAMENTO. VEREMOS PRIMEIRO A ORDEM DO ANTIGO TESTAMENTO E A DATA APROXIMADA EM QUE FORAM ESCRITOS:

O ANTIGO TESTAMENTO




A - A LEI
GÊNESIS (1490 a.C.), ÊXODO (1490 a.C.), LEVÍTICO (1490 a.C.), NÚMEROS (1450 a.C.) e DEUTERONÔMIO (1450 a.C.)

B - HISTÓRICOS
JOSUÉ ( 1427 a.C.), JUÍZES (1100 a.C.), RUTE (1180 a.C.), I SAMUEL (1056 a.C.), II SAMUEL 1000 a.C.), I REIS ( 897 a.C.), II REIS (588 a.C.), I CRÔNICAS 457 a.C.) II CRÕNICAS (457 a.C.), ESDRAS ( 457 a.C.), NEEMIAS ( 465 a.C.) ESTER ( 465 a.C.)

C - POÉTICOS
JÓ (1490 a.C.) SALMOS (entre o século X e VI a. C.), PROVÉRBIOS (970 a.C.), ECLESIASTES (970 a.C.) E CANTARES ( 970 a.C.)

D - PROFETAS MAIORES - ISAÍAS 698 a.C.), JEREMIAS 585(a.C.), LAMENTAÇÕES (585 a.C.), EZEQUIEL ( 574 .a.C) E DANIEL ( 534 .a.C.)
E - PROFETAS MENORES -
OSÉIAS ( 785 a.C.), JOEL (800 a.C.), AMÓS (787 .aC.), OBADIAS ( 587 .a.C.), JONAS (852 a.C.), MIQUÉIAS ( 710 a.C.), NAUM (713 .a.C), HABACUQUE ( 626 a.C.), SOFONIAS (630 a.C.), AGEU (510 a.C.), ZACARIAS (487 .a.C.), ZACARIAS ( 487 .a.C.), MALAQUIAS (397 a.C.)

2) O ANTIGO TESTAMENTO FOI ESCRITO EM HEBRAICO E PEQUENAS PORÇÕES EM ARAMAICO. O PERÍODO EM QUE TODO ELE FOI ESCRITO DEMOROU 1100 ANOS, DE MOISÉS A MALAQUIAS. O ANTIGO TESTAMENTO É O LIVRO SAGRADO DOS JUDEUS. UMA OUTRA ESTRUTURA DOS LIVROS DO ANTIGO TESTAMENTO É : LEI, PROFETAS(profetas maiores e menores) E ESCRITOS(livros históricos e poéticos ).





O NOVO TESTAMENTO


JERUSALÉM:PRINCIPAL CIDADE CITADA NA BÍBLIA




3) O NOVO TESTAMENTO SE DIVIDE EM:

A - BIBLIOGRAFICOS (em sentido estrito:os evangelhos):
MATEUS (60 d.C.), MARCOS (57 d.C.), LUCAS ( 60 d.C.) E JOÃO ( 90 d.C.)

B - HISTÓRICO - ATOS ( 66 .d.C.)

C - CARTAS ECLESIÁSTICAS -
ROMANOS ( 57 d.C.), I CORINTIOS ( 54 d.C.), II CORINTIOS ( 55 d.C.), GÁLATAS (53 d.C.), EFÉSIOS (60 d.C.), FILIPENSES (61 d.C.), COLOSSENSES ( 61 d.C.), I TESSALONICENSES (51 d.C.), II TESSALONICENSES 52 d.C.)

D - CARTAS INDIVIDUAS -
I TIMÓTEO (64 d.C.), II TIMÓTEO (67 d.C.), TITO (65 d.C.), E FILEMON (60 d.C.)

E - CARTA COLETIVA -
HEBREUS (68 d.C.)

F - CARTAS UNIVERSAIS -
TIAGO (50 d.C.), I PEDRO (65 d.C.), II PEDRO (66 d.C.), I JOÃO (90 d.C.), II JOÃO 90 d.C.), III JOÃO ( 90 d.C.) E JUDAS ( 66 d.C.)

G - PROFÉTICO
APOCALIPSE (96 d.C.)

4) O NOVO TESTAMENTO FOI ESCRITO EM GREGO EM UM ESPAÇO DE 60 ANOS. A PRIMEIRA PARTE DA BÍBLIA RECONHECIDA COMO SAGRADA FOI A LEI, ALGUNS SÉCULOS DEPOIS OS OUTROS LIVVROS DO ANTIGO TESTAMENTO FORAM AJUNTADOS EM UM SÓ VOLUME SENDO CONSIDERADOS TAMBÉM SAGRADOS; JÁ OS LIVROS DO NOVO TESTAMENTO SÓ FORAM CONSIDERADOS DEFINITIVAMENTE CANÔNICOS ( SAGRADOS ) UNS 300 ANOS DEPOIS DE CRISTO ( É importante frisarmos que sempre que um livro era escrito, automaticamente era reconhecido divino pela comunidade do povo de Deus.)

TRADUÇÕES DA BÍBLIA

AS PRIMEIRAS TRADUÇÕES




A PRIMEIRA TRADUÇÃO DO ANTIGO TESTAMENTO PARA OUTRA LÍNGUA (GREGO) CHAMOU-SE "septuaginta" POIS FORAM SETENTA ESPECIALISTAS QUE TRADUZIRAM (ISTO NO PERÍODO INTER-BÍBLICO) A PRIMEIRA TRADUÇÃO COMPLETA PARA OUTRA LÍNGUA (LATIM), CHAMOU-SE 'vulgata" (ISTO NO ANO 400 D.C.) PORQUE FOI TRADUZIDO PARA O LATIM VULGAR.



A PALAVRA " BÍBLIA" VEM DA PALAVRA GREGA "biblos" QUE SIGINIFICA " livros pequenos".







TRADUÇÕES FAMOSAS DA BÍBLIA




A PRIMEIRA TRADUÇÃO PARA O INGLÊS OCORREU NA IDADE MÉDIA POR ORDEM DO REI TIAGO E POR ISSO FOI CHAMADA " VERSÃO DO REI TIAGO.


NA ÉPOCA DA REFORMA (SÉCULO XVI) LUTERO TRADUZIU PARA O ALEMÃO E FOI EM 1569 QUE PUBLICOU-SE A TRADUÇÃO COMPLETA DA BÍBLIA PARA O ESPANHOL. É A FAMOSA TRADUÇÃO " CASIODO REINA".

HOJE A BÍBLIA ESTA TRADUZIDA EM MAIS DE 1500 LÍNGUAS GRAÇAS AO TRABALHO DE MISSIONÁRIOS QUE DEDICARAM SUAS VIDAS PARA TRANSMITIREM A OUTROS POVOS A PALAVRA DE DEUS, TAMBÉM AS SOCIEDADES BÍBLICAS MUITO CONTRIBUIRAM PARA A DIVULGAÇÃO DA BÍBLIA.

VOCÊ SABIA QUE DESDE A INVENÇÃO DA IMPRENSA ATÉ HOJE O LIVRO MAIS PUBLICADO NO MUNDO É A BÍBLIA ?

DOIS INIMIGOS DA BÍBLIA, QUE TENTARAM IMPEDIR A SUA DIVULGAÇÃO FORAM :
1 - O REI GREGO ANTÍOCO EPIFÂNES (II SÉCULO a.C.) QUE TENTOU DESTRUIR O A.T. ORDENANDO QUE FOSSE QUEIMADA TODAS AS BÍBLIAS.
2 - A IGREJA CATÓLICA ROMANA QUE DURANTE A IDADE MÉDIA PROIBIA O POVO DE LER A BÍBLIA E AINDA MATOU MILHARES DE PROTESTANTES POR DIVULGAREM A PALAVRA DE DEUS.

DEFINIÇÃO

BIBLIOLOGIA É A PARTE DO ESTUDO DE TEOLOGIA QUE ANALISA A BIBLIA COMO UM CONJUNTO DE LIVROS SAGRADOS, DESDE A SUA FORMAÇÃO, INSPIRAÇÃO, ESTRUTURA, E HISTÓRIA



A BIBLIA FOI ESCRITA EM PAPIROS (FOLHAS DE PLANTA COMUM AO EGITO) E PERGAMINHOS (COURO DE ANIMAL TRABALHANDO PARA ESCRITA), ESTES ROLOS SÃO TAMBÉM CHAMADOS DE MANUSCRITOS.

PAPIROS



ATUALMENTE EXISTEM CERCA DE 40.000 MANUSCRITOS PREPARADOS ENTRE O SÉCULO II E O XV.

CANONICIDADE

As Escrituras Sagradas é totalmente inspirada por Deus e que não é verdade que ela CONTEM a Palavra de Deus, senão que ela TODA é a Palavra de Deus. Não foi a Igreja que determinou o que é a Palavra de Deus e o que não é, mas Deus simplesmente fez que a Igreja reconhece-se sua Palavra entre os muitos escritos judaicos e cristãos.




Sobre a Canonicidade, Ortega disse:
“É um termo clássico que etimologicamente se deriva do grego “cânon” ou “cana”e, como servia de metro ou régua, daí veio o significado de norma ou regra.

Ortega (escritor católico) ainda explica que a canonicidade da Bíblia pode tomar um sentido ativo e passivo. Explica que o sentido ativo indica que a Escritura é, pela verdade da inerrância que contém, a norma ou modelo de vida para a igreja; contudo o sentido passivo quer dizer que a Igreja, ao constatar a santidade destes escritos, a diferenciou dos demais escritos e solenemente a declarou como inspiradas, como Livros Sagrados.